Olhares de História e Humanidades pós-pandemia

Contextualização

"Este é um momento histórico, senhoras e senhores". É difícil não pensar nesta frase diante da pandemia de Covid-19. O acontecimento, afinal, parou o mundo e marcou a virada do século 20 para o 21. Entretanto, a impressão de estar vivenciando um fato importante, "que estará nos livros de história de amanhã", já instiga historiadores hoje. Acadêmicos estão documentando o que está acontecendo mundo afora, da perspectiva mais objetiva (números de organizações e observatórios internacionais) à subjetiva (diários e memórias de quarentenas). Há diversos projetos em andamento...

  • TEMA: O que a escola precisa aprender antes de ensinar no contexto de pandemia.
  • SUB-TEMA: Olhares de história e humanidades pós-pandemia
  • OBJETIVO 1: Conhecer a origem, a importância, o significado e o manuseio das máscaras.
  • OBJETIVO 2: Estudar o contexto histórico-social de outras pandemias que ocorreram anteriores à covid-19.
  • OBJETIVO 3: Criar novas fontes históricas e virtuais, documentando as alterações que ocorreram no dia-a-dia a partir da Covid- 19.

QUESTÕES RELEVANTES:

O QUE ESTÁ SENDO FEITO?
Os alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental II, desenvolveram pesquisas sobre a importância das máscaras, juntamente com estudos relativos a outras pandemias que já ocorreram na história da humanidade. A partir desses levantamentos, os discentes estão criando novas fontes históricas e virtuais como e-book, podcast e avatar para registrarem as transformações ocorridas no cotidiano devido à Covid-19.

POR QUE ESTÁ SENDO FEITO?
O momento atual é um marco histórico para a humanidade, devido às transformações sociais e econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19. Por causa disso, é de suma importância que sejam desenvolvidos projetos educacionais que valorizem tanto o aprendizado sobre as mudanças na área da saúde, quanto na parte tecnológica. Dessa forma, a direção, a coordenação, os docentes e os discentes, do Colégio Magister, perceberam a necessidade de compreender o “novo normal” pós Covid-19.

COMO ESTÁ SENDO FEITO?
Os alunos do 6º ano iniciaram os trabalhos, sob o acompanhamento dos professores, a partir do tema, subtema e objetivos do projeto. Após esse momento, receberam orientações constantes da professora Ana Meire, durante as aulas de História. Os professores Cássio Adriano e Evandro Calisto apoiaram a turma através do envio de vídeos explicativos e atividades educacionais. Durante o desenvolvimento dos trabalhos, a coordenação realizou reuniões para sanar dúvidas sobre o projeto e os responsáveis atuaram em casa para que os discentes concluíssem os trabalhos com êxito.

Podcast - História das máscaras

A história das máscaras
A linha do tempo (Antiguidade/Idade média)
A linha do tempo (Idade média/Idade Moderna)
A linha do tempo (História Contemporânea)
As máscaras e a solidariedade do povo brasileiro

Ebook Relatos Históricos

Telejornal

Vídeos

Você sabia?
O que é pandemia?
Pandemia, Epidemia, Endemia e surtos

Alunos

  • Ana Beatriz Cerqueira Silva
  • Carla Gabrielle Hafner Martins
  • Cauan Gabriel de Jesus Rodrigues
  • Danielle Sousa Barreto
  • Edson Gustavo da Costa Lopes
  • Eduardo Santos Gonçalves
  • Gabrielle Alves Lima
  • Giovanna Garboggini Amaral
  • Guilherme da Costa Pinto Pita
  • Guilherme Florencio Lisboa
  • Gustavo Nolasco Farias Nunes
  • João Lucas Souza de Oliveira Góes
  • Juan Dias Santos
  • Kaian Caldas da Silva Pitta
  • Laerty Sales de Jesus
  • Luana Araújo Lopes de Jesus
  • Luciana Silva Maia
  • Maria Eduarda Silva de Almeida
  • Mikael Sales de Jesus
  • Rafael Luis Souza de Jesus
  • Thaiz Lima Episcopo
  • Thiago Divan Rangel Santana
  • Vinícius dos Santos Martins